Poluir menos! Esse é o futuro dos caminhões verdes

Poluir menos é o desafio do século XXI, isso vem mudando muito a rotina das montadoras, principalmente aquelas do setor de desenvolvimento e tecnologia para os veículos de carga.

No Brasil, atualmente circulam 3,5 milhoes de caminhões, apesar disso representar apenas 2,5% da frota total que circula do mundo, a maioria desses veículos roda a diesel, um combustível que poui cerca de 10 vezes mais do que a gasolina. Além da preocupação maior com a redução das emissões de C)2, o marcado vem com alternativas verdes. Caminhões elétricos e a gás já entraram na escala comercial, mas em versões para veículos de cargas mais leves.

Aqui no Brasil, a Volkswagen produz caminhões 100% elétricos (a linha e-Delivery, oferecida em versões de 2 ou 3 eixos). Até a New Holland, fabricante de máquinas agrícolas, lançou este ano no Brasil seu primeiro trator movido a biometano.

Estados do nordeste do Brasil já se preparam para produzir hidrogênio verde, inclusive desenvolvendo capacidades de exportar o hidrogênio produzido. O hidrogênio dá mais potência ao caminhão, que consegue transportar até 40 toneladas de carga.

A Scania começou a testar essa tecnologia há dois anos, mas o fabricante optou por não ficar restrito a ela e desenvolver diferentes formas de tecnologia de propulsão.

 

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