A indústria automobilística no Brasil!

A indústria automobilística, é a indústria envolvida com o projeto, desenvolvimento, fabricação, publicidade e a venda de veículos automóveis. Com o aumento da população mundial, a redução de custos de produção, a revolução dos materiais, e com técnicas de fabricação inovadoras, a frota de automóveis cresce a cada ano.

Para mostrar aos empresários do setor automotivo as diversas autopeças nacionais, é lançada no Aeroporto Santos Dumont, RJ em 20 de janeiro de 1953 a 1ª Mostra da Indústria Nacional de Autopeças.

A primeira que chega é a Volkswagen, em abril de 1953, inaugurando sua fábrica no bairro do Ipiranga, em São Paulo/SP. Em Julho de 1955 transforma-se em Sociedade Anônima (Volkswagen do Brasil S.A.) com 80% de capital alemão e 20% do grupo Monteiro Aranha. No final do ano muda-se para um prédio próprio no km 23,5 da Via Anchieta em São Bernardo do Campo/SP.

A segunda empresa a vir para o Brasil é a alemã Mercedes Bens, a primeira a assinar um contrato com a CDI, mas só iniciou a construção da sua fábrica em outubro de 1953, no km 15 da Via Anchieta. Em 15 de maio de 1956, é criada a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), que absorve o sindicato específico da categoria.

Atualmente, 89,7 milhões de veículos são produzidos no mundo, sendo 3,1 milhões destes fabricados no Brasil. São calculadas em média 5.533 concessionárias e 31 fabricantes automotivos entre estados brasileiros, que, em seu todo, posicionam o Brasil como o 8º maior produtor de veículos no mundo.

 

Inovação Sustentável na Cunhados Peças: Sacolas Reutilizáveis Personalizadas para um Futuro Mais Ver

Em um mundo cada vez mais consciente da importância da responsabilidade ambiental e social, a Cunhados Peças está dando passos significativos…

Veículos do futuro serão definidos por software! Vem saber mais sobre isso.

Todos os dias ouvimos sobre os veículos do futuro, não é mesmo? Quando será que esse futuro vai chegar? A resposta é:…